• STATO

4 dicas para fazer a diferença e se destacar na empresa

Profissionais acima da média não são aqueles que aparecem mais, mas os que se destacam em meio à multidão. Há uma diferença sutil entre essas duas condições nas empresas: enquanto o primeiro perfil costuma visar os holofotes, o outro objetiva obter reconhecimento pelo bom trabalho prestado.

Neste conteúdo, nos inspiramos nas dicas do CEO da STATO, Rubens Prata, para profissionais interessados em fazer a diferença nas empresas onde atuam. Esse assunto também foi abordado em vídeo que pode ser visto aqui.

Tenha consistência A regularidade é uma característica indispensável entre profissionais qualificados. Isso porque a carreira não é avaliada por episódios isolados, e sim por toda a trajetória construída ao longo de anos. Ter uma história profissional coerente para compartilhar, com entregas consistentes em diferentes cenários, é o que diferencia pessoas. Na organização, a capacidade de operar em alto nível é essencial para se destacar. Neste outro post, você confere dicas para atingir o desempenho máximo no trabalho.

Faça pequenos movimentos Exatamente por ser um projeto de longo prazo, a carreira deve ser edificada dia a dia. A busca pela consistência está mais presente nos pequenos atos cotidianos do que em eventuais situações de grande destaque. Por isso, fazer entregas frequentes de boa qualidade, endereçando necessidades da empresa, é mais útil do que traçar planos mirabolantes para impactar as pessoas.

Ajude os outros O espírito de colaboração não pode ser deixado de lado. Além de fazer bem o seu trabalho, profissionais que se destacam ajudam colegas e gestores a enxergar novas perspectivas e buscar soluções diferentes para problemas existentes. Afinal, para fazer a diferença, não basta realizar bem apenas a sua função, é preciso também impactar positivamente todo o ambiente corporativo.

Evite aparecer demais A última dica reforça o que foi dito no começo do texto. Profissionais que se destacam não saem por aí dizendo o quanto são bons; eles realizam seu trabalho de maneira focada, visando as necessidades da empresa e de olho na qualidade das entregas. Assim, a própria carreira se encarrega de contar a trajetória profissional de cada um.