• STATO

Acelere a sua recolocação profissional ainda em 2019 com estas dicas

Faltam menos de dois meses para o fim do ano, mas ainda dá tempo de se recolocar no mercado de trabalho. Os motivos para persistir na busca pelo emprego são reforçados por dados do Ministério do Trabalho. Segundo levantamento da STATO junto ao Caged – Cadastro Geral de Empregados e Desempregados – em novembro de 2018 foram geradas quase 60 mil contratações formais. Ou seja, ao contrário do que muita gente pode pensar, as empresas costumam abrir as portas para novos colaboradores nesta época do ano.

Estar devidamente preparado para as oportunidades, adotando postura adequada nas entrevistas e discurso coerente, é um dos fatores decisivos neste momento. Além disso há indicadores externos, relativos especificamente a esta época do ano, que podem contribuir para encurtar os caminhos da recolocação profissional. Neste conteúdo, especialistas em transição de carreira da STATO recomendam movimentos que podem ser realizados pelos candidatos a fim de aumentar as chances de conseguirem um novo emprego ainda em 2019. Confira!

1 – Aproveite a chegada das festas de final de ano, para atualizar sua rede de relacionamento e entrar em contato com pessoas que há muito você não fala, de forma desinteressada e para desejar boas festas. Aproveite para abrir caminho para uma conversa posterior que permita atualizar seu momento profissional, falar de mercado e de novas possibilidades. Existem duas oportunidades no ano para se fazer lembrar aos seus contatos, uma delas se encontra nas festas de final de ano.

2 – Para a maioria das empresas o quarto trimestre época de rever orçamento e planejamento para o ano seguinte. Com isso surgem oportunidades para o cumprimento do budget para este ano ou mesmo contrações para início do próximo ano. Mantenha seus dados profissionais atualizados, amplie seu networking, saiba as melhores práticas para uma boa performance em entrevistas e busque oportunidades que se adequem ao seu perfil.

3. Tenha sempre em mente a importância de construir um posicionamento claro e assertivo sobre como você pode contribuir para a empresa em questão. Para isso o primeiro passo é saber, na “ponta da língua”, suas principais qualidades e treinar a melhor forma de abordá-las diante do entrevistador, de maneira que elas contem a seu favor em cada ma das oportunidades que se apresentem. Também é fundamental identificar as organizações alinhadas com o seu perfil de trabalho e valores, ampliando as chances de recolocação e sucesso na nova posição.