• STATO

Antes de tomar uma grande decisão de carreira, faça essas 4 perguntas a você mesmo.

Grandes decisões de carreira – como aceitar uma oferta de emprego, se desligar da posição atual ou testar uma nova atuação – é um processo complexo, especialmente por não se ter uma resposta “certa”. Para descobrir o que é certo para você, se questione com estas 4 perguntas simples. Respondendo-as você terá uma melhor percepção das alternativas e te ajudará a se focar no que é importante.

O que seu instinto te diz? Pense sobre a sua ocupação atual e qual tipo de atividade você planeja fazer. Analise os diferentes caminhos de carreira que está considerando. Quais sentimentos surgem?

O que é importante para você? Entender os seus valores permitirá que você faça escolhas alinhadas com o que você realmente se importa.

O que é importante para outras pessoas? Considere como sua decisão irá impactar em pessoas com quais você se importa. Pergunte o que eles pensam, suas opiniões e sentimentos sobre.

Qual é a real situação? Você deseja escolher o certo, então seja objetivo. Considere os fatos e os dados, não apenas a sua expectativa e suposições. Se você decidir baseado em uma interpretação errada das suas opções, você poderá se desapontar ao longo do tempo.

Dicas adaptadas de “How to Make Better Decisions About Your Career,” por Timothy Yen e publicadas pelo Harvard Business Review