Se comunicar de maneira direta é uma habilidade importante – especialmente para posições de gestão e liderança. Transmitir de maneira clara o que deve ser feito e que você espera do seu time (e os motivos) torna a execução dos processos mais eficiente. Mas excesso de severidade na comunicação pode causar mais mal do que bem. Aqui estão algumas dicas sobre como evitar armadilhas entre a linha tênue entre uma comunicação direta e uma comunicação rude.
Em feedbacks, foque em fatos: tenha inteligência emocional neste momento e saiba separar suas emoções de fatos, ao invés disso dê a seu colaborador evidências concretas sobre a performance ou situação em questão. Sua meta como gestor é fazê-lo crescer e não tornar a sessão um desabafo sobre comportamentos e situações.
Quando expressar opiniões, fale sempre em primeira pessoa: evite fazer acusações ou promover culpados, ações estas que podem colocar seu colaborador em uma posição defensiva. Ao invés de apontar a culpa, tenha uma conversa sobre o comportamento em questão e sua experiência neste tipo de tema.
Quando solicitar uma tarefa, seja atencioso e detalhado e não mandatório. Não há nada de errado em prover instruções claras e diretas para atividades. Apenas lembre-se de ser razoável na comunicação, expresse reconhecimento e ofereça o suporte que seu time precisa.
Em qualquer posição é importante saber dizer não, uma palavra que dependendo do tom e contexto pode tornar toda a mensagem negativa, por isso para pessoas diretas o comportamento mais rápido é rejeitar de imediato uma tarefa ou atividade aparentemente dispensável solicitada quando você não tem tempo disponível para realizá-la, porém se você é muito rápido ou enfático na resposta, você corre o risco de ser percebido como alguém que não quer colaborar ou ajudar. Ao invés da dessa resposta rápida, ofereça alternativas para encaixar a tarefa em seu cronograma ou explique gentilmente o motivo de você declinar da tarefa.
Publicação adaptada do artigo “How to Be Direct Without Being Rude,” de Yasmina Khelifi e Irina Cozma.
Σχόλια