Gestores micro gerenciadores (ou micro managers) podem impactar negativamente nos colaboradores, que podem se sentir subestimados ou limitados. Por outro lado, os gestores que não se preocupam em acompanhar seus colaboradores, impactam negativamente na pouca direção e suporte. Como encontrar o equilíbrio certo? Alguns sinais de que você está se inclinando muito para uma direção, são fáceis de se identificar e trazer soluções.
Foco no Crescimento dos Subordinados X preocupação com a imagem própria:
Não se preocupe apenas com a sua imagem, ofereça feedback construtivo e continuo, apoiando os colaboradores a identificar áreas de melhoria e a desenvolver suas habilidades.
Desenvolva sua confiança na equipe para realizar tarefas importantes, permitindo que eles cresçam e se desenvolvam. Aprenda a delegar, sem “delargar”! Líderes precisam formar novos líderes.
Comunicação clara e alinhamento de expectativas:
Ao iniciar um projeto, defina claramente os parâmetros e alinhe as expectativas. Certifique-se de que todos entendam os objetivos, os padrões esperados e o cronograma de acompanhamento.
Realize reuniões regulares de acompanhamento e eventuais ajustes de rotas. Evite retrabalho e prazos atrasados.
Check-ins periódicos e breves:
Agende check-ins curtos e regulares com sua equipe. Faça perguntas, ouça as preocupações e dificuldades, oriente e compartilhe conhecimento.
Incentive a equipe a tomar decisões e solucionar problemas de forma autônoma, reforçando as habilidades de julgamento e aumentando a confiança.
Ao implementar essas práticas, cria-se um ambiente de trabalho mais equilibrado, com colaboradores que se sentem valorizados e apoiados, com liberdade de crescimento e desenvolvimento.
Publicação adaptada do artigo “Are You a Micromanager or Too Hands-Off?” de Carole-Ann Penney.
Comments