• STATO

Dicas de CEOs para você repensar a produtividade

“ O tempo é o recurso mais escasso que existe, e, se não for bem gerenciado, nada será gerenciado”. A frase atribuída ao escritor austríaco Peter Drucker diz muito sobre os anseios de uma geração que flerta – em vão – com o mito da multitarefa. Neurocientistas já desmitificaram a crença de que o cérebro humano pode fazer várias coisas ao mesmo tempo. E embora exista a impressão de que ele pode, a verdade é que estímulos variados atrapalham a capacidade de concentração.

O bom gerenciamento do tempo ganha ainda mais importância no contexto de uma sociedade medida por resultados. No mercado de trabalho, as empresas têm cada vez mais acesso a ferramentas de tecnologia capazes de identificar, em todas as etapas dos processos, quem entrega mais, em quanto tempo e em quais condições. Neste cenário ultracompetitivo e pautado pelo desempenho, a capacidade ser produtivo torna-se uma das principais competências dos profissionais dentro das organizações.

Em meio a tantas distrações que podem tirar o foco no dia a dia, algumas dicas de fácil aplicação podem ajudar a se concentrar no que mais importa e evitar comportamentos procrastinadores. Neste conteúdo, selecionamos opiniões de 5 CEOs repercutidas ao site Fast Company e incluímos também as nossas recomendações para tornar o trabalho mais produtivo. Confira abaixo:

Descubra como você trabalha melhor (Sallie Krawcheck, fundadora e CEO da Ellevest) Você é mais criativo de manhã ou à noite? Em qual momento do dia percebe aumento ou diminuição da produtividade? Entender o estilo de trabalho que melhor se adapta ao seu perfil é fundamental para aproveitar melhor as competências. Caso você chegue à conclusão de que acorda com muitas ideias na cabeça, por exemplo, pode reservar as primeiras horas do dia para aprimorá-las antes de partir para as tarefas de ordem estratégica ou operacional. O mesmo vale para o período noturno: se as ideias surgirem antes de dormir, tenha celular ou papel e caneta por perto para não perdê-las.

Foco no que realmente importa (Bedros Keuilian, fundador e CEO da Fit Body Boot Camp) O que precisa ser feito por você e o que pode ser delegado/compartilhado com seus pares na organização? Esta é uma reflexão vital para melhorar o desempenho especialmente entre profissionais de nível executivo. A ânsia de participar ativamente de todos os processos gera desperdício de tempo e pode prejudicar o fluxo de trabalho de forma considerável. A recomendação é: identifique as demandas nas quais a sua participação é essencial e concentre esforços nesta área, que geralmente está relacionada a decisões estratégicas e de ordem financeira.

Corte bruscamente as interrupções (Dustin Moskovitz, CEO do Asana) O planejamento de médio e longo prazo eficiente só é possível através de reflexões profundas sobre a continuidade do negócio, e elas não acontecem se não houver tempo hábil. CEOs antenados a esta necessidade costumam reservar horas livres em seu calendário para poderem se concentrar no futuro. Para isso, é preciso rever rigorosamente compromissos diários dispensáveis, incluindo a presença em reuniões e outras interrupções que podem tomar tempo demais.

Defina o objetivo (Andrew Lansing, presidente e CEO da Levy Restaurants) O obstáculo à produtividade também pode aparecer na inconsistência do planejamento. Quando todos os colaboradores da equipe entendem claramente o objetivo traçado, conseguem visualizar o produto final e estão comprometidos em resolver os desafios que aparecerem durante o caminho evita-se o desperdício de tempo. Além de eliminar as interrupções de foco mais óbvias, como reuniões desnecessárias, é importante atentar também para questões que podem desviar o foco de onde ele deveria estar.

Compartilhe suas ideias (Carl Dorvil, CEO e fundador da GEX Management) Por essência, líderes de grandes organizações costumam ter ideias o tempo todo. E não compartilhá-las pode ser desperdiçar boas oportunidades de negócios. Portanto, identificar pessoas com quem se possa conversar para ampliar horizontes a respeito de determinados temas é saudável e auxilia no gerenciamento adequado do tempo. Pode ser um bate-papo presencial, através de rascunhos em uma lousa no escritório, lista compartilhada através do celular… O mais importante é reunir as ideias, colocá-las em perspectiva, analisando sua viabilidade, e determinar um fluxo de ação para executar as tarefas coletivamente.