top of page
  • Foto do escritorSTATO INTOO

Estratégias para desempenho seguro em Entrevistas Situacionais



Já se foi o tempo das entrevistas com perguntas simples sobre forças e fraquezas. Os Recrutadores buscam, cada vez mais, avaliar pensamento estratégico e habilidade na resolução ágil de problemas relevantes para a função. Confira estas dicas para se destacar durante as entrevistas situacionais!


  • Use um formato comprovado: Utilize o método STAR (T) ou CARL para estruturar suas respostas de forma concisa e eficaz.

  • Alinhe sua experiência à descrição do cargo: Destaque como suas habilidades se relacionam diretamente com as necessidades da vaga.

  • Adapte sua narrativa ao público: Ajuste o nível de detalhe de acordo com quem está ouvindo, simplificando ou aprofundando conforme necessário.

  • Mantenha respostas concisas: Siga a regra dos dois minutos para manter suas respostas claras e focadas.

  • Solicite feedback: Ao final de cada resposta, pergunte se o entrevistador precisa de mais detalhes ou se sua resposta foi compreensível.


Observe que o interlocutor dita o roteiro da entrevista e, portanto, não caia na armadilha da auto-entrevista.


Antecipe-se e prepare suas respostas para as questões mais comuns, destacando seus pontos fortes e experiências únicas. Isso garantirá que você se destaque como o candidato ideal para a vaga!


Publicação adaptada do artigo 5 Ways to Prepare for Situational Interview Questions,” de Marlo Lyons.

Comments


bottom of page