CEOs, gestores, acionistas: todos buscam a inovação para seus negócios. E por mais que ela seja perseguida constantemente, muitas empresas esbarram em entraves que impedem novos processos. Por isso, reunimos três dicas simples para você aplicar na sua próxima reunião com a equipe.
Em uma folha de papel, desenhe três colunas e escreva as seguintes questões em cada uma delas:
1 – Na coluna da esquerda, peça para cada participante listar práticas comumente usadas na empresa para implementar a inovação. Ali estarão descritas as crenças que a organização deposita nos próprios processos e que indicam seu modus operandi.
2 – Na coluna do meio, questione quais mudanças nos mercados e eventuais instabilidades externas podem impactar diretamente o seu negócio.
3 – Por fim, na coluna da direita, pergunte à equipe o que fazer para se antecipar a tendências e se proteger de possíveis turbulências externas. Com isso, você saberá quais ações preventivas podem ser adotadas e que, consequentemente, têm potencial de serem transformadas em inovações.
Não deixe o marasmo abater as pessoas dentro da organização. Inovar é um exercício baseado em reflexões e criatividade que deve estar presente dia a dia, das reuniões rápidas ao planejamento para médio/longo prazo.
Dica do site Harvard Business Review
Comments