• STATO

Inclua treinamento e desenvolvimento contínuo do time em sua rotina de liderança.



Entre as responsabilidades de Gestor está o cuidado com desenvolvimento e aprendizado do time, que deve ser parte integrante da rotina, e não somente em momentos pontuais ou durante feedbacks. O planejamento estratégico deve abranger o aprendizado contínuo com fins de desenvolvimento, trazendo calendário regular com temas prioritários e de importância prática, promovendo conhecimento e discussão sobre competências e habilidades, focando na melhoria individual e do time.


O processo de treinamento e desenvolvimento coletivo possibilita resultados em diversas frentes: retenção de colaboradores, branding da empresa, e fortalecimento do aprendizado quando o time aponta conversas e exemplos próximos do dia-a-dia, além da utilização da própria comunicação já usual entre os pares.


O aprendizado contínuo deve abranger também a importância e utilização correta e eficaz das ferramentas corporativas (e-mail, Slack, Teams, ou outros comunicadores internos) que, também, podem ser utilizadas como fonte para ações de reforço, dicas e informações relacionadas aos temas apresentados e discutidos.


Mensurar o progresso do time e de cada um dos colaboradores individualmente é necessário para acompanhamento, ajustes necessários e desenvolvimento de trilhas de aprendizado. As ações de treinamento e desenvolvimento devem incluir a avaliação dos resultados apresentados pelos indicadores apontados pelo RH e em sinergia com as metas individuais, do time e da organização.


A STATO é uma Consultoria em Soluções de Carreira que possui as ferramentas e metodologias efetivas para aplicação e análise de Assessments individuais e de equipes, construção de PDI, estratégias de Team Building, e desenvolvimento tailor-made de jornadas estruturadas de aprendizado para os colaboradores e liderança.


Publicação adaptada do artigo “Build Learning into Your Employees’ Workflow,” por Bruce C. Rudy.