• STATO

Mudança de Carreira: quais são as armadilhas que devem ser evitadas.



Uma mudança de carreira pode ser assustadora e é fácil se manter preso a premissas ou padrões pré-concebidos. Para imaginar e explorar um futuro diferente, é preciso superar algumas armadilhas, abaixo citamos as mais comuns:


Pensar muito: Reinvenções pessoais e profissionais têm resultados baseados em ações e não apenas em planejamento. Enquanto é importante pensar e planejar antes de tomar qualquer iniciativa, é fácil ficar preso a armadilha do pensamento e planejamento eterno sem ação efetiva. Portanto, comece pequeno, se comprometa a aprender uma nova habilidade e incluir uma mudança pequena em sua rotina e foque suas ações no resultado futuro e não no passado ou presente.


Procrastinação: Se você tem a tendência de adiar grandes decisões, pergunte a você mesmo o motivo. Seja honesto consigo mesmo sobre o que você evita confrontar. Uma vez que você entende e sabe como lidar com a procrastinação será mais fácil dar o primeiro passo.


Autossuficiência: Se você tem relutância em pedir ajuda ou aceitar quando é oferecido – você pode cair na armadilha de autossuficiência. Para lidar com este comportamento, encontre alguém de sua confiança e compartilhe que gostaria de ouvir a contribuição desta pessoa para seu projeto. A troca de ideias com uma pessoa de confiança pode destravar potenciais novos caminhos.


Buscar “A” resposta certa: se sua visão sobre decisões é sobre estar 100% certo ou errado, você provavelmente evitará experiências que podem te levar a aprendizado, crescimento e realização. Gerar uma mudança de mindset de um pensamento exclusivamente binário e visualização de erros para um mindset de aprendizado que pode ser baseado em experiências é necessário como parte da evolução de mudança de carreira.


Por último, busque um suporte profissional para que este processo aconteça da maneira mais fluida possível. Na STATO temos um time de especialistas que atendem os profissionais em diversas fases da sua carreira, o processo é baseado em uma metodologia que comprovadamente garante que você tenha o melhor resultado possível neste processo, com sessões que garantem que o processo de reflexão e de ações estejam conectadas com seu objetivo final.


Conheça mais sobre nossos serviços clicando em Saiba mais.


Publicação adaptada do artigo What’s Stopping You from Reinventing Your Career? por Heather Cairns-Lee e Bill Fischer.