top of page
  • Foto do escritorSTATO INTOO

Por que negligenciamos a carreira quando focamos apenas no trabalho?



Uma posição corporativa é passageira. Já a carreira pode ser única, ou até uma sequência lógica de novas carreiras. Quando nos concentramos exclusivamente no momento de trabalho, sem um olhar sistêmico e estratégico de carreira, estamos negligenciando possibilidades futuras de crescimento e deixando de lado uma carreira de médio e longo prazo, que pode - ou não - estar atrelada ao trabalho atual. Ficamos dependentes de movimentos de carreira do tipo "deixe a vida me levar" sem protagonismo da carreira e sem plano de ação concreto de próximos passos baseado em reflexões sobre o futuro.


Se nesse momento você pensou no PDI que desenvolveu na sua posição atual, não deixe de levar em consideração que ele tem "sobrenome corporativo", é focado na posição dentro de uma determinada organização. Ele pode, e deve, ser parte da sua visão macro de carreira, mas não deve ser a única ferramenta de reflexão, pois o tempo de permanência em uma empresa sempre será normalmente uma incógnita ou no máximo uma estimativa.


Se você ainda não teve a oportunidade de olhar para a sua carreira com visão estratégica, levando em consideração todos os aspectos importantes no desenho da trajetória que você deseja, converse com um dos especialistas em carreira da STATO sobre o modelo de programa mais adequado ao seu momento de carreira.


Publicação adaptada do artigo “Don’t Focus on Your Job at the Expense of Your Career,” por Dorie Clark.

bottom of page