• STATO

Prepare suas reuniões para o sucesso



Quando falamos de reuniões, podemos apontar três tipos básicos: transacionais (para execução de tarefas); relacionais (encontro para fortalecer conexões e dividir idéias); e adaptativas (para tratar de temas complexos ou sensíveis). Prepara-se para cada um desses tipos é o primeiro passo para que a reuniao seja bem sucedida e efetiva.


  • Sendo a reunião em pauta do tipo transacional, o anfitrião da reunião tem responsabilidade garantir que todos possam participar, presencialmente ou de forma remota. Ferramentas de cloud, como Google Docs, Miro e FigJam, fazem a diferença nessa interação, trazendo, por exemplo, a possibilidade de várias pessoas poderem editar e visualizar atualizações em tempo real, acrescentando agilidade e qualidade na interação.


  • Quando a reunião tem cunho relacional, sendo convocadas duas pessoas ou mais pessoas da organização, devem ser projetadas intencionalmente e estrategicamente, com definição de objetivos claros e atividades estruturadas, que ajudam no direcionamento da conversa.


  • No caso das reuniões adaptáveis, seja para definição de estratégias, brainstorming ou gestão de crises , o sucesso vai depender da segurança e confiança do time. O conforto físico também é fundamental, devendo ser realizada em ambiente confortável, que facilite a troca de sinergias, que é o primeiro passo. A tomada de decisão e a execução virão depois.


Publicação adaptada do artigo 3 Types of Meetings—and How to Do Each One Well,” por Amy Bonsall.