• STATO

Preste atenção aos sinais de alerta durante os processos seletivos



Não dá para prever se um novo trabalho vai dar certo. Mas ficar de olho em alguns sinais de alerta durante os processos seletivos pode te ajudar a evitar tomar uma decisão da qual possa se arrepender mais tarde. Aqui estão alguns sinais de alerta a serem observados.

  • Desorganização. Não é incomum ter que reagendar uma entrevista de emprego, mas se isso acontecer mais de uma ou duas vezes, ou o recrutador demorar muito para responder às suas mensagens, é uma indicação de que algo está errado no processo.}

  • Atração e troca. Se a posição que está concorrendo começar a soar muito diferente da descrição para a qual você se aplicou, talvez seja hora de reconsiderar.

  • Um número excessivo de entrevistas e/ou um processo seletivo demasiadamente demorado. Qualquer um deles (ou ambos) pode ser um sinal de que a equipe ou organização é excessivamente orientada por consenso, indecisa ou tem problemas para levar as coisas à conclusão.

  • Ultimatos. Se você receber uma chamada “oferta de emprego explosiva” – um prazo firme em um cronograma apertado – isso pode ser um sinal de que a organização é inflexível, intimidadora ou autocrática.

Publicação adaptada do artigo “10 Red Flags to Watch Out for in a Job Interview”, de Rebecca Zucker, publicado pela HBR.