• STATO

STATO marca presença no Congresso da ABOP

A STATO garantiu presença no XIV Congresso Brasileiro de Orientação Profissional e de Carreira, que acontecerá entre 18 e 20 de setembro em Maceió, Alagoas. O evento é realizado pela ABOP (Associação Brasileira de Orientação Profissional) e considerado o principal do setor na América Latina.

A participação da STATO se dará através da apresentação do trabalho “O Design Thinking como ferramenta de Reflexão e Aconselhamento de Adultos em Transição de Carreira”. O tema será discutido com o suporte de estudos de caso que mostram a influência positiva das técnicas e preceitos de design no apoio a escolhas mais eficientes de carreiras.

O Design Thinking é uma metodologia para solução de problemas que ao gerar novas ideias, inovam processos e produtos. Por ser uma metodologia centrada no ser humano, tem proximidade com o aconselhamento de carreira: sua ênfase na profunda compreensão do problema, utilizando testes e iteração, valoriza a criatividade, a empatia e a vontade de correr riscos, facilitando o processo decisório de carreira.

Para Roberta Casare, consultora da STATO e co-autora do trabalho, ”essa metodologia inova o processo tradicional de orientação, que em muitos cenários tem sido insuficiente para atender aos anseios dos profissionais. Os resultados após a aplicação do programa, com profissionais de áreas e de formação acadêmica distintas, têm sido promissores pois geram com frequência a reinvenção, o redirecionamento profissional e escolhas mais autênticas e significativas de carreira”.

Para Rosa Chofakian, também consultora da STATO e co-autora do trabalho, “O Programa Career Design, desenvolvido a partir da metodologia de Stanford, tem se mostrado eficaz na transição de profissionais que desejam re-escolher uma nova carreira.”.

XIV Congresso Brasileiro de Orientação Profissional e de Carreira Site: www.abopbrasilcongresso.org.br 18 a 20 de setembro de 2019