• STATO

Você é um gestor perfeccionista?



É importante manter seu time com entregas de alta qualidade, porém levar o processo de entregas a um limite extremo pode gerar problemas na performance e na motivação do time.


É preciso tomar cuidado para que a perfeição não se torne algo inatingível gerando estresse em todo o time, por isso é importante definir metas: compreenda como gestor dentro da sua equipe e organização o equilíbrio ideal entre desafio e atingibilidade para manter seus colaboradores motivados e não estressados. É essencial lembrar sempre que o progresso e a evolução são mais importantes que a perfeição, uma vez que tudo sempre pode ser aprimorado.


Se um de seus colaboradores falha em uma de suas entregas, entenda em que momento houve a falha e defina a este profissional novos conhecimentos, skills e experiências entre colegas para que ele aprimore sua entrega individual, e por consequência do time como um todo. Readequar entregas e performance, assim como definir metas melhora o foco do time como um todo e ajuda todos os participantes a aprimorarem suas entregas futuras.


Para que este ciclo de aprendizado seja fluído é importante ressaltar que erros fazem parte do processo de aprendizado e que serão oferecidas ferramentas para que os erros se tornem aprendizado. Você, como gestor, precisa tomar cuidado com sua postura para que seus colaboradores sintam que você não é intolerante ao erro, mas sim que entende que faz parte do processo individual de evolução. Sendo assim, desta forma você estimula novas ideias e processos criativos que podem gerar soluções melhores para a área e empresa como um todo.


Como última recomendação, seja gentil, com você e com seus colaboradores. O perfeccionismo muitas vezes gera medo em todos; uma atitude positiva pode ajudá-lo a superar o pensamento supercrítico e catastrófico e ajudá-lo a liderar seu time de maneira mais suave e compassiva.


Publicação adaptada do artigo The Costs of Being a Perfectionist Manager,” por Anna Carmella G. Ocampo, Jun Gu, e Mariano Heyden.