Como executivo você sempre deve estar preparado para lidar com mudanças na hora de apresentar um projeto, seja uma mudança relacionada ao tempo ou aos interlocutores.
Uma das surpresas mais comuns em apresentações é a redução do tempo, que pode ter base em tanto por problemas técnicos quanto por atrasos. Muitas vezes não haverá tempo hábil para ajustes de conteúdo versus o tempo disponível para apresentação
Uma alteração neste contexto pode influenciar na performance do executivo e na mensagem a ser transmitida, sendo assim apresentamos algumas dicas que podem fazer a diferença neste momento.
Tenha sempre prontas duas versões da apresentação, uma completa e a mais curta, sem deixar de observar:
1. O roteiro deve conter os pontos principais, com a entrega em ambas as versões da mensagem principal definida para a apresentação, de forma interessante e de fácil percepção.
2. Os roteiros devem conter os pontos mais importantes, entregando em ambas as versões a mensagem principal definida para a apresentação, de forma interessante e de fácil percepção.
3. O layout, assim como escolha de imagens, gráficos e contexto, devem ser desenvolvidos de acordo com cada versão. Não se trata aqui apenas de cortar slides, mas de ajustar o tema para uma versão reduzida.
4. No caso de grandes públicos, não se desculpe e não seja a pessoa que vai mencionar o ajuste. Provavelmente a audiência não sabe que seu tempo foi reduzido e você não deixa os apresentadores anteriores em situação desconfortável.
5. No caso de apresentações para públicos menores - por exemplo, em reuniões entre pares com o gestor - pergunte como preferem seguir estendendo tempo da reunião ou se você apresenta uma versão mais curta. Aqui você demonstra que está preparado para diferentes cenários, flexibilidade e adaptabilidade.
Finalmente, tenha sempre o domínio do tema sob sua responsabilidade. Prepare-se para ambas as versões e antecipe possíveis dúvidas ou questionamentos.
Publicação adaptada do artigo “ Nail Your Presentation—Mesmo When Your Time Is Cut Short ”, de Deborah Grayson Riegel
Comments