top of page
  • Foto do escritorSTATO INTOO

Você faz pausas para uma jornada de trabalho mais efetiva?



Fazer pausas ao longo da jornada de trabalho ou de estudo pode aumentar o bem-estar, engajamento e desempenho, inclusive em termos de concentração e qualidade. Não estamos falando aqui da pausa obrigatória por lei, mas daquela que os especialistas chamam de micro intervalo, caracterizando-se por atividade breve que possibilite a quebra da monotonia de tarefas, evitando desgaste físico ou mental. A pausa pode ser de alguns segundos a vários minutos, desde buscar um café ou água, assistir a um clipe de música, ou simplesmente fechar os olhos ou caminhar. Pesquisas sugerem que se observe os seguintes fatores para que a pausa seja efetiva e relevante:

  • A pausa mais longa nem sempre é a melhor. Afastar-se do trabalho por alguns minutos e com regularidade (micro intervalos), é suficiente para prevenção de exaustão e aumentar o desempenho.

  • Mudar de local ou sair de perto de sua mesa ou computador para uma curta caminhada, tem efeitos importantes na recarga de energia, além de ser uma boa forma de prevenção de lesões de esforço repetitivo. Mova-se constantemente! Navegar nas mídias sociais é popular, mas não necessariamente eficaz, para a pequena pausa. Em vez disso, escolha fazer algo diferente e que inclua movimentação.

  • Se estiver em home office, interagir com seu pet pode diminuir os níveis de cortisol, que é um indicador de estresse. Portanto, alguns breves minutos com o companheiro peludo também fazem a diferença.

Você tem o hábito de realizar micro intervalos? O que você faz? Compartilhe conosco sua técnica!


bottom of page