Delegar e confiar - como desenvolver essa relação com a equipe
top of page
  • Foto do escritorSTATO INTOO

Delegar e confiar - como desenvolver essa relação com a equipe


Conceder autonomia para a equipe na tomada de decisões e resolução de problemas é fator crítico para inovação de processos, performance e motivação. Entretanto, para alguns Gestores, confiar na habilidade de autogerenciamento e tomada de decisões da sua equipe nem sempre é um processo fácil. Compartilhamos algumas dicas que podem ajudar nesse processo:


  • Reflita sobre experiências anteriores que foram negativas ao empoderar os liderados para tomada autônoma de decisões. Houve uma falha específica com efeitos no momento presente? Sua tendência comportamental é de gestão controladora? Quais os aprendizados e o que você pode aprender deles?

  • Planeje transição gradual de responsabilidades, começando com ações de baixo impacto para treinar esta habilidade. Essa abordagem promove a construção de confiança nas suas habilidades de delegar, e em seus liderados como colaboradores que tomam decisões de forma autônoma e coerente com as expectativas da liderança. Implante a 2ª fase distribuindo as responsabilidades de maneira mais ampla gradativamente.

Pense nesse processo como uma oportunidade de crescimento nas suas habilidades de liderança, tirando o foco das pequenas decisões do dia-a-dia, para decisões focadas no cenário global do negócio, que impactam diretamente na estratégia, inovação e crescimento. Tenha em mente que a autonomia é importante para a moral e desenvolvimento do seu time. Grandes líderes promovem oportunidades de desenvolvimento, instigam a curiosidade e captam os insights do time para melhoria das organizações como um todo.


A sua organização tem líderes que delegam, desenvolvem e trazem resultados extraordinários? Gostaria de saber como desenvolver esses skills na sua liderança? Temos um time de expert preparado para ajudá-lo nessa demanda.

Publicação adaptada do artigo 5 Strategies to Empower Employees to Make Decisions,” por David Lancefield.


bottom of page