• STATO

Faça perguntas para aumentar suas habilidades de pensamento crítico

Independentemente da sua função, o pensamento crítico – a capacidade de avaliar e analisar um problema de forma eficaz para identificar uma solução – é essencial para o seu sucesso. E no centro do pensamento crítico está a capacidade de formular perguntas eficazes e assertivas. Confira aqui algumas maneiras de aumentar sua capacidade de fazer isso.



Mantenha suas hipóteses em seu radar. Boas perguntas podem levá-lo a reconsiderar fundamentalmente suas suposições iniciais – mas você precisa estar disposto a fazê-lo sem ficar na defensiva.


Ouça mais do que fala. A escuta ativa permite que você compreenda completamente outro ponto de vista, tornando mais fácil questionar suas próprias suposições e preconceitos.


Faça perguntas abertas. Evite fazer questionamentos em que a resposta seja "sim" ou "não". Em vez disso, tente fazer com que o entrevistado se abra.


Considere o contra-intuitivo. Todo grupo precisa de alguém que não tenha medo de desafiar o status quo, caso você precise mudar de rumo.


Durma com o tema. Uma boa noite de descanso pode realmente ajudar seu cérebro a ver um problema com mais clareza.


Dados extraídos da Harvard Business Review Texto adaptado do artigo: Critical Thinking Is About Asking Better Questions de John Coleman.