Seja o sponsor da criatividade da sua equipe!
top of page
  • Foto do escritorSTATO INTOO

Seja o sponsor da criatividade da sua equipe!



Promover cultura de criatividade nas equipes é fundamental para garantir que a empresa esteja sempre inovando e encontrando soluções para os desafios que enfrenta. Trazer a criatividade à tona requer muito mais do que reuniões de brainstorming ou whiteboard, mas algumas estratégias podem ser adotadas para estimular a criatividade nas equipes.


Incentive um ambiente de trabalho colaborativo, onde as ideias possam ser compartilhadas livremente. Promova reuniões regulares em que todos possam apresentar suas sugestões e contribuições. Todas as idéias valem, mesmo as ruins, pois geram debate e insights, podendo levar à soluções menos óbvias. Enfatize que o fracasso é uma parte necessária da experimentação e tire um pouco da pressão. Às vezes, descobrir o que funciona começa com a descoberta do que não funciona. Além disso, é fundamental que haja espaço para feedback, de modo que as ideias possam ser avaliadas e aprimoradas em conjunto.


Estimule a diversidade dentro da equipe, pois isso vai gerar perspectivas diferenciadas sobre um mesmo problema. É importante valorizar as diferenças, sejam elas culturais, de gênero, de formação acadêmica ou de experiência profissional.


Ofereça treinamentos e oportunidades de desenvolvimento para que todos no time possam se sentir incentivados a buscar novos conhecimentos e habilidades.


Desestimule a agenda "Tetris” para sua equipe e para você mesmo, pois proteger o tempo livre e não programado não é apenas permitido, mas necessário para a inovação. Reserve um tempo para fazer coisas como praticar esportes, andar de bicicleta ou simplesmente ler um livro, adicionando metas atingíveis e de baixa pressão a essas atividades, pois isso tem que ser prazeroso.


A liderança precisa estar comprometida com a promoção da criatividade nas equipes, deve ser exemplo de inovação e estar disponível para ouvir as ideias, possibilitando cultura de tolerância ao erro, em que as falhas sejam vistas como aprendizados e oportunidades de melhoria. O velho ditado " não me traga problemas, mas soluções" já não cabe na liderança moderna, que tem o papel importante de fomentar a descoberta de problemas, buscando rotineiramente entender o que não está funcionando, o que está faltando e onde o status quo falha. Os problemas são um pré-requisito para a inovação.


Publicação adaptada do artigo 5 Ways to Boost Creativity on Your Team,” por Jeremy Utley e Perry Klebahn.

bottom of page