top of page
  • Foto do escritorSTATO INTOO

Cenários de incerteza: como manter a direção de sua carreira? - 4º Passo



Nesta série a STATO INTOO apresenta um modelo estruturado para se preparar, dentro do possível, para cenários de incerteza.


4 - Ações


Como citado em diversos momentos, ter um plano elaborado traz uma certa tranquilidade emocional para situações atípicas em nossa carreira, situações que podem ser de um desligamento sem feedback prévio a uma movimentação não planejada horizontal, enfim há diversas situações que podem gerar cenários de incerteza.


Até o momento, nossa recomendação era entender o problema, buscar em sua experiência o que seria o pior que poderia acontecer. A partir deste passo começaremos a trabalhar em opções que podem ajudar sua transição para um novo cenário.


Seguimos com a linha que criamos: já foi definido claramente qual o pior cenário a ser enfrentado e quais suas ramificações, além de ter uma clareza sobre os valores e termos inegociáveis em um próximo passo de carreira (seja na companhia atual ou na próxima), agora começaremos a incluir opções para a mudança de um cenário de incerteza para uma nova situação.


Busque a lista criada no passo 3º (clique aqui e acesse este conteúdo) e olhe atentamente item por item, começando sempre do mais relevante para o menos, e exercite de que forma você poderia resolver ou contornar a situação, liste opções e seja criativo, quanto mais opções maior a chance de adaptação para resolução de problemas.


Algumas vezes a solução não é uma ação em si, mas buscar um aconselhamento de pessoa de sua confiança, ele pode te indicar um caminho que você não consegue vislumbrar, uma mentoria para te auxiliar a passar por esse processo ou ainda acesso a uma rede de network que pode te ajudar em sua recolocação.


Você pode buscar, também, um aconselhamento profissional; a STATO INTOO atua especificamente nesta questão, pois temos um amplo pool de consultores que trabalham em parceria com profissionais para aconselhamento de carreira utilizando diversas metodologias, transição de carreira, coaching, entre outras, cada uma adequada a um determinado objetivo e fase profissional.


O mais importante neste passo é que você começa a observar as saídas que você tem e assim toma consciência que a questão do seu pior cenário pode e será resolvida.


Fique conosco e acompanhe, ainda nesta semana, os passos finais desta série!

Comments


bottom of page