top of page
  • Foto do escritorSTATO INTOO

Cenários de incerteza: como manter a direção de sua carreira? - 3º Passo


Quando falamos de incertezas diversas dúvidas surgem em nossa mente, por isso nesta série iniciada na semana passada (acompanhe o texto desde o início em nosso BLOG www.statobr.com/blog), a STATO INTOO apresenta uma maneira estruturada de lidar com este cenário.


Estar preparado para este tipo de mudança garante uma certa dose de tranquilidade quando um ambiente e rotina conhecidos são abruptamente modificados.


Pavimentando este caminho iniciamos a nossa série com o primeiro tópico “Qual é a pior situação que pode acontecer em seu ambiente de trabalho?” e hoje apresentamos a 3º parte:


3 - Cenários de incerteza: o que pode vir pela frente?


Neste artigo chegamos ao meio da série “Cenários de incerteza”, agora apresentamos o 3º passo que se trata de um aprofundamento do 1º passo: “Qual é a pior situação que pode acontecer em seu ambiente de trabalho?”.


Neste momento, fazemos um aprofundamento dos obstáculos que você pode enfrentar; olhe o que você identificou como pior cenário e mergulhe nos desafios que você pode enfrentar.


Por exemplo, se você está criando um plano B para um desligamento de sua posição atual, os obstáculos poderiam ser: o impacto do desligamento em sua autoestima, como explicar essa movimentação para familiares e amigos, retomar o networking e a busca por uma nova posição de trabalho... Não racionalize as respostas, apenas escreva no imediato momento que estão em sua mente quando você se aprofunda em situações de seu pior cenário.


Quando realizamos exercícios em modelos similares de brainstorm todas as ideias são válidas, após esse processo você pode criar um ranking com os obstáculos traçados classificando-os em uma escala de 0 a 10, onde 10 é muito provável que aconteça e a partir deste nível determinar ações para os obstáculos.


Não devemos esquecer que sempre teremos emoções que interferem em nossa tomada de decisão por isso ter um plano traçado traz uma sensação de segurança para atravessar este tipo de cenário com maior tranquilidade. Lembre-se sempre que o objetivo é racionalizar o processo como um todo.


Acompanhe nossas redes sociais para mais conteúdos de carreira!

bottom of page