Como ser mais criativo no trabalho?
top of page
  • Foto do escritorSTATO INTOO

Como ser mais criativo no trabalho?

A lista de ocupações profissionais ameaçadas pelo avanço da tecnologia não para de crescer. As primeiras a serem substituídas pelas máquinas são aquelas vinculadas a tarefas operacionais e repetitivas, quando um robô consegue facilmente desenvolver o trabalho de humanos. Em meio a muitas apostas para o futuro do trabalho, uma delas é indiscutível: embora a tecnologia evolua rapidamente, ela dificilmente conseguirá replicar o nosso modo de pensar. Sim, estamos falando da criatividade.

A criatividade é importante porque pode trazer resultados mais expressivos. No ambiente de trabalho, ela pode significar melhor rendimento a partir de novos olhares para problemas já conhecidos ou soluções diferentes para novos desafios. Pode ainda contribuir para a criação de algo novo. Afinal, quem costuma trabalhar sempre da mesma forma não corre riscos e, consequentemente, diminui as possibilidades de inovar.

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, ser criativo não é uma condição exclusivamente inata (daqueles que nascem assim) ou privilégio dos mais inteligentes. É possível treinar – e impulsionar – a criatividade a partir de novos comportamentos, processos e hábitos de consumo de informação, como leitura frequente. Abaixo, você confere algumas iniciativas que podem facilitar a aplicação de novas perspectivas no seu trabalho.

– Busque opiniões externas As funções do dia-a-dia podem limitar a criatividade ao se tornarem rotineiras. Para evitar o tédio, submeta uma ideia ou projeto a pessoas de fora da organização e, se possível, além do seu universo de atuação. Visões externas costumam trazer perspectivas diferentes e relevantes sobre questões cotidianas que possam ser “contaminadas” pelo hábito. O resultado pode ser surpreendente.

– Valorize a colaboração Aceite: existem outras formas de resolver problemas além daquelas que você imagina. Este é o ponto de partida para aproveitar os benefícios da colaboração no ambiente de trabalho. Dividir pontos de vista com colegas da área e também de outros setores é saudável para avaliar questões em 360 graus e ampliar o raciocínio. Também é importante recorrer à diversidade para compor os times, garantindo que todos tenham a oportunidade de colaborar.

– Tenha objetivos claros É preciso dizer que a criatividade por si só não se sustenta nas empresas. Em organizações com metas de negócios, o lado criativo é valioso quando serve de inspiração para alcançar resultados mais significativos de acordo com o propósito estabelecido. Para isso, é fundamental implementar objetivos claros para então usar a criatividade a fim de acelerar o processo.

– Experimente trabalhar em outros lugares Já é uma realidade em várias empresas: profissionais podem exercer suas atividades de qualquer lugar, a qualquer hora, sem precisar dar expediente fixo no escritório. O conceito do “anywhere office” é visto como uma aposta para aumentar o desempenho dos colaboradores, uma vez que eles não precisam se deslocar até o local de trabalho e podem experimentar ambientes diferentes. Por outro lado, como em qualquer trabalho, a produtividade deve ser comprovada. Você está preparado para esta realidade? Ela pode abrir portas para pensamentos mais criativos e estimular o potencial inovador no dia-a-dia, mas é preciso ter disciplina para não perder o foco.

bottom of page