Fuja das vagas de emprego falsas
top of page
  • Foto do escritorSTATO INTOO

Fuja das vagas de emprego falsas

O telefone toca. Do outro lado da linha, a oferta é tentadora e salta aos olhos: promessa de salário alto, benefícios e potencial de crescimento. Mas o que parece ser o “emprego dos sonhos” torna-se pesadelo quando o candidato percebe que foi alvo de um processo seletivo falso.

Golpes com o objetivo de extrair dinheiro de pessoas desempregadas estão em evidência. Segundo o site Reclame Aqui, 30% das quase 5 mil queixas registradas no primeiro trimestre de 2019 contra agências de emprego denunciam cobranças indevidas e vagas inexistentes.

As práticas desonestas utilizam como iscas falsas vagas de emprego para atrair a atenção dos candidatos. Após o primeiro contato, as pessoas são pressionadas a contratar serviços para poderem participar de supostos processos seletivos, tanto no Brasil quanto no exterior, tendo inclusive que arcar com os custos de viagem.

O problema se agrava à medida que o mercado de trabalho continua emperrado no País. Em agosto, a taxa de desempregados era de 11,8%, atingindo 12,6 milhões de pessoas, segundo dados do IBGE. Soma-se a este número um contingente com cerca de 5 milhões de desalentados, aqueles que desistiram de procurar oportunidades profissionais.

Diante deste cenário, os candidatos em busca de emprego devem redobrar a atenção para fugir de processos seletivos falsos ou mal planejados. A principal recomendação é desconfiar de ofertas mirabolantes, com remuneração muito acima da média, e não aceitar propostas que vinculam entrevistas de emprego a pagamentos antecipados.

Em caso de dúvidas, entre em contato com a empresa em questão por meio do site ou telefone. Se as vagas oferecidas forem verdadeiras, elas podem ter sido publicadas nos perfis da organização nas redes sociais. E, durante a pesquisa, busque informações na internet sobre o procedimento ofertado, para saber se há relatos parecidos.

O serviço de recolocação profissional é um procedimento sério, produtivo e vantajoso, que deve ser realizado junto a empresas especializadas. Quando realizado desta forma, com planejamento, suporte e transparência, os resultados são satisfatórios e impulsionam carreiras.

bottom of page