• STATO

Inteligência artificial: você está preparado?

Todo mundo só fala nela: a inteligência artificial já é aplicada com sucesso em  vários setores da economia, como agro, segurança e saúde, e também contribui para o surgimento de novas formas de trabalho, agilizando tarefas operacionais. Apontada por alguns como uma ameaça ao emprego, ela pode ser vista também por um ponto de vista mais otimista.

Sim, é fato que o avanço da tecnologia vai tornar algumas profissões obsoletas, especialmente aquelas cujo trabalho pode ser facilmente feito por uma máquina. Afinal, a História mostra que a tecnologia evolui independentemente da vontade das pessoas. Mas, em vez de temer a inteligência artificial, por que não olhar para as oportunidades que surgem a partir dela? E são muitas!

Especialistas acreditam que este fenômeno vai criar inúmeros campos de trabalho, a maioria deles relacionados à tecnologia. Há quem até arrisque palpite: 58 milhões de novos empregos até 2025, segundo o Fórum Mundial Econômico. Previsões à parte, o que sabemos por ora é que o profissional do futuro deverá conseguir melhorar a comunicação homem-máquina e ajudar a mover este promissor setor da economia, com impacto direto nas nossas vidas.

Arquiteto e cientista de dados; engenheiro de plataformas; especialista em processamento de linguagem. Estas são algumas das áreas que devem ganhar destaque e precisar de mão-de-obra qualificada à medida que a tecnologia avance.  Por outro lado, vale lembrar que a criatividade e a habilidade de gestão, características essencialmente humanas, serão ainda mais exigidas do que atualmente.

Quer entrar neste “novo mundo admirável”? O que você pode aprender hoje para se antecipar a esta tendência? Comece desde já a se preparar.