• STATO

3 dicas para construir fortes relacionamentos profissionais

Implementar uma sólida cultura colaborativa nas empresas passa pela interação saudável entre gestores e colaboradores. A habilidade de demonstrar empatia, conectar e influenciar pessoas ao redor é um diferencial de grandes líderes, mas ela pode ser treinada e melhorada.

O site HBR listou três maneiras de exercitar competências de relacionamento para estabelecer vínculos profissionais mais fortes dentro das organizações, criando equipes unidas e comprometidas com metas e indicadores coletivos.

São elas:

1 – Propósito claro

Quando se tem um objetivo específico e corretamente identificado, é possível contar com a ajuda de outras pessoas para alcançar a meta determinada. Líderes interessados no trabalho colaborativo podem desenvolver confiança e senso de pertencimento e, assim, abrir portas para relacionamentos mais fortes.

2 – Compreensão do estilo necessário

Relacionamentos profissionais podem assumir formas variadas e exigir níveis diferentes de interação, do mínimo até o máximo grau, percebido, por exemplo, em uma sociedade na qual um depende do outro. A dica para os gestores é identificar o estilo de relacionamento apropriado e construí-lo conforme a demanda, respeitando as circunstâncias e os objetivos compartilhados.

3 – Superar momentos difíceis

A construção de relacionamentos poderosos não acontece da noite para o dia e resulta de compreensão e resiliência. O que significa dizer que eles resistem a desentendimentos pontuais que podem gerar insatisfações. Entender e aceitar a existência de conflitos é fundamental para formar conexões profissionais estruturadas e duradouras.

Fonte HBR