• STATO

3 dicas para ‘se vender’ melhor na carreira em 2020

Reflexão para o começo do ano: qual é a imagem profissional que as pessoas têm de você? Sabemos que esta é uma pergunta complexa de responder porque vai além da opinião pessoal e envolve fatores externos que fogem ao nosso controle. Mas, o exercício é válido – e necessário.

Embora o ato de “se vender” no trabalho possa soar negativo para algumas pessoas, fazer um bom marketing pessoal é aproveitar uma ferramenta importante para alavancar a carreira em 2020. Então, confira abaixo 3 dicas para enaltecer as suas qualidades de forma eficiente sem parecer arrogante.

1 – Autoconhecimento Conhecer seus pontos fortes é o primeiro passo desta trilha. Caso eles ainda não estejam suficientemente claros, pegue papel e caneta e liste suas 5 melhores características profissionais para, então, refletir como maximizá-las no trabalho. Sempre leve em consideração as necessidades da empresa e como as suas habilidades podem efetivamente melhorar o desempenho dos negócios. A confiança para “se vender” mais e melhor vem da capacidade de entendimento das próprias competências.

2 – Imagem Feita a ‘lição de casa’, o profissional precisa organizar sua estratégia de marketing pessoal para se comunicar de forma adequada. O primeiro passo é a definição da imagem que ele quer transmitir aos colegas e ao público em geral, devendo estar alinhada ao mercado no qual ele está inserido. Esta etapa inclui não apenas aspectos comportamentais (a forma como se posiciona), mas também de identidade visual, assumindo o estilo que melhor lhe representa: seja formal ou descolado. 

3 – Conteúdo A criação de uma boa marca pessoal passa pela necessidade de compartilhar conteúdos interessantes. Enaltecer feitos já realizados é uma das formas de se mostrar favoravelmente ao mercado, mas é preciso tomar cuidado com o excesso de adjetivos para evitar arrogância. A recomendação é ser autêntico, tendo voz própria, agir conforme o propósito profissional definido e propor reflexões relevantes tanto em redes sociais quanto em conversas presenciais. Sempre respeitando coerência nas ações.

Seguindo estes passos, o marketing pessoal pode alavancar a sua carreira em 2020.