• STATO

3 grandes ideias para a sua carreira em 2020

Os editores do LinkedIn produziram uma lista com reflexões baseadas nas conversas que podem moldar o ano seguinte. A seleção das “Grandes Ideias que mudarão o Mundo em 2020” já foi revelada, e nós selecionamos aquelas relacionadas à carreira para compartilhar com você.

1. A demanda por mais tempo A busca por horários flexíveis no trabalho deixou de ser um benefício desejável e se transformou em exigência para muita gente na hora de aceitar um novo emprego. Na esteira desta discussão, algumas iniciativas foram além e questionaram inclusive a vigência da semana com cinco dias de expediente. No Japão, um experimento feito pela Microsoft registrou alta de 40% de produtividade com um dia a menos de trabalho.  “Menos horas de trabalho talvez não comprometa a produtividade. Menos horas de trabalho pode envolver menos custo de mão de obra. Empregadores e funcionários se beneficiam com isso”, avalia John Pencavel, professor de economia da Universidade de Stanford.

Em 2020, a expectativa é que este seja um tópico discutido mais abertamente entre empresas e colaboradores, com o objetivo de encontrar as melhores alternativas para ambas as partes. A flexibilidade de horários e as novas relações corporativas foram tema de vídeo recente da STATO. Veja aqui e confira mais pontos de vista acerca desse assunto. 

2 . Saúde mental no local de trabalho Ela sempre existiu e agora se torna ainda mais evidente. A preocupação com a saúde mental no ambiente de trabalho deve estar no radar das empresas em 2020 porque, entre outros fatores, é um tema de grande repercussão. Segundo a Organização Mundial da Saúde, a ansiedade e a depressão custam US$ 1 trilhão à economia global anualmente. Às empresas, trata-se de um problema de retenção de talentos; aos colaboradores, uma questão pessoal que envolve ainda aspectos de privacidade e discriminação. O que estará em jogo, no próximo ano, é o melhor entendimento deste tema em todas as suas variáveis.

3. Capacidade de foco como principal competência Você está no meio de uma tarefa importante, resolve pegar o celular, passear pela rede social e…lá se foram 20 minutos! O custo da distração pode sair caro para as empresas e por isso está no centro das atenções. Acredita-se que a capacidade de foco será a competência principal dos colaboradores em 2020 em um cenário no qual o tempo é valioso. Dominar os gatilhos que levam a distrações incentiva a produtividade, que consequentemente contribui para resultados melhores no final do dia. Existe um conjunto de medidas que podem ser adotadas em busca de mais foco no trabalho, e você confere os detalhes neste post.

Via Linkedin