• STATO

4 dicas para desenvolver jovens profissionais

O início da vida profissional é marcante porque estabelece comportamentos que podem moldar a trajetória de um colaborador. Os primeiros empregos exercem papel importante na definição de estilos de trabalho e na aquisição de habilidades e conhecimentos que serão ampliados. Por isso, é essencial contribuir com o desenvolvimento de jovens profissionais a partir de quatro conceitos. São eles:

– Como construir resiliência Jovens profissionais costumam ter autocrítica elevada e podem se abater com mais facilidade em relação a pessoas experientes. Para evitar que isso prejudique seu desempenho e sua confiança, a dica é estimular conversas francas para afastar julgamentos negativos e auxiliá-los na busca pelo equilíbrio de seus sentimentos. Assim, os processos tornam-se produtivos e são capazes de promover aprendizado e evolução.

– Como influenciar os outros Colegas de trabalho não precisam ser amigos, mas é preciso manter um bom clima na convivência diária. Quando jovens profissionais enfrentam dificuldades no relacionamento interno, o gestor pode incentivá-los a mudar a perspectiva para construir laços mais fortes. Um exemplo é “se colocar no lugar do outro”. Ao assumir temporariamente a função de outra pessoa, fica mais fácil entender as eventuais dificuldades inerentes ao cargo que podem gerar impactos turbulentos dia a dia.

– Como determinar parâmetros para um bom trabalho Bons trabalhos começam com bons planejamentos. O gestor capaz de indicar com clareza os objetivos e as metas de cada tarefa determina um padrão que servirá de guia para toda a equipe. A criação de senso de propósito é fundamental para impactar positivamente qualquer profissional, especialmente os mais jovens, que tendem a se identificar com a perspectiva de pertencimento.

– Como pensar fora da caixa Profissionais menos experientes costumam ter menos repertório para resolver problemas, e isso pode ser frustrante. Cabe aos gestores estimular os jovens a encontrar formas diferentes para lidar com questões complicadas, evitando que eles desistam de determinada tarefa. Apostar em métodos de trabalho novos e criativos pode gerar resultados consistentes e ainda aliviar a tensão no ambiente corporativo.

Fonte: HBR