• STATO

4 dicas para se posicionar bem dentro da empresa

Em um país com cerca de 12 milhões de desempregados e economia em lenta recuperação, é natural que a competição no mundo dos negócios se torne mais acirrada. Competição tanto entre as empresas que operam no mesmo setor quanto entre os profissionais que nelas atuam. A pergunta que fica é: como se sobressair neste ambiente conturbado?

Para ajudar a responder à esta questão, reunimos dicas de especialistas em transição de carreira sobre como se posicionar de forma adequada na empresa, defendendo pontos de vista para contribuir da melhor maneira possível. Muitas vezes um argumento bem colocado pode fazer a diferença na estratégia e até mudar os rumos dos negócios. Confira abaixo:

1 – Autoconhecimento Um profissional disposto a conhecer a si mesmo melhora sua capacidade de entendimento de cenários e tomada de decisões. Por isso, esta deve ser a etapa inicial no processo de posicionamento corporativo. O autoconhecimento leva à autogestão da carreira, permitindo que o colaborador evolua independentemente das condições oferecidas a ele. O resultado disso é o aprimoramento do rendimento a partir de novas perspectivas alcançadas. Para isso, é fundamental que o profissional consiga responder a algumas questões pessoais, como: O que gosto e não gosto de fazer? Quais os meus pontos fortes e fracos? Como posso melhorar? Aonde quero chegar? Como vou me planejar para alcançar este destino?

2 – Relacionamento Uma empresa é feita de pessoas e, portanto, relacionar-se com elas é necessário. Neste sentido, busque conhecer colegas de outros setores e compreender suas expectativas em relação ao trabalho e o futuro da organização. Além de ampliar o seu repertório, esta conexão gera empatia e pode abrir caminho para uma eventual contribuição mútua, melhorando a imagem dentro da empresa.

3 – Assuma responsabilidades O ditado diz que quem não é visto, não é lembrado. Trazendo para o contexto deste assunto, significa dizer que assumir responsabilidades deixa o profissional em evidência, o que demonstra seu interesse de evoluir na organização. Pessoas dispostas a assumir desafios encurtam o caminho da promoção e se tornam mais propensas a ganhar voz ativa junto aos gestores. E, quando esta porta se abre, é preciso saber colocar pontos de vista com firmeza, suportados por informações, e ao mesmo tempo lidar com opiniões contrárias.

4 – Mostre resultados Porém, de nada adianta assumir responsabilidades se o profissional não souber demonstrar os resultados obtidos com o seu trabalho. A recomendação é fazer uma análise assertiva de todo o processo de determinada tarefa, pontuando os ganhos obtidos a partir da estratégia adotada, levantando números e outras informações que possam comprovar o atingimento da meta. Com estes dados em mãos, agende uma reunião com o superior imediato e comunique-os de forma clara e consistente, fazendo ainda sugestões para ir além do que se espera.