• STATO

4 livros para impulsionar a sua carreira

Nenhuma carreira acontece por acaso. Toda trajetória profissional é construída a partir de uma série de decisões tomadas ao longo de anos, acarretando consequências positivas e negativas. Por isso, o planejamento é um fator importante quando se pensa em carreira. No Dia Nacional da Leitura, indicamos quatro livros capazes de orientar caminhos focados em ações concretas visando melhores resultados.

Foco (Daniel Goleman) Este livro best-seller mostra a relação entre foco e sucesso. Por meio de pesquisas e descobertas práticas, o autor compara a atenção a um músculo: quanto mais ela for exercitada, maior a capacidade de se desenvolver e fortalecer; o mesmo vale para o contrário. Neste sentido, o livro explora uma relação direta entre foco e o aprimoramento do desempenho, seja nos negócios ou em qualquer outra esfera.

O poder da ação (Paulo Vieira) A intenção deste livro é fazer as ideias saírem do papel e virarem realidade, uma prática muito bem-vinda no mundo corporativo. O segredo para combater a procrastinação, segundo o autor, é provocar mudanças a partir de uma metodologia que estimula ações em busca de objetivos. Como diz a famosa frase atribuída a Albert Einstein, “a definição de insanidade é fazer sempre a mesma coisa e esperar resultados diferentes”.

O cérebro com foco e disciplina (Renato Alves) Costuma chegar atrasado a reuniões, perder prazos ou simplesmente esquecer compromissos? Este livro oferece um antídoto contra o comportamento que pode custar caro na carreira. Com dicas práticas e exemplos reais, o autor indica ações para que as pessoas controlem melhor o tempo, aumentem seu poder de concentração e evitem hábitos que levem a distrações exageradas.

A marca da vitória (Phil Knight) Poucas marcas são tão icônicas quanto a Nike – e olha que tudo começou com apenas 50 dólares emprestados por Phil Knight em 1963. Nesta biografia, o homem por trás da empresa conta os desafios de criar uma organização do zero, que fosse dinâmica e diferente das outras à época. A história de sucesso é marcada por riscos, forte concorrência e estratégias ousadas para mudar o mercado de esportes.