5 razões para investir em serviços de Outplacement para os seus colaboradores.
top of page
  • Foto do escritorSTATO INTOO

5 razões para investir em serviços de Outplacement para os seus colaboradores.

Os serviços de Outplacement deveriam ser uma etapa essencial em qualquer processo de reestruturação/desligamento. Outplacement não apenas reduz o risco de um impacto negativo na marca das organizações, mas também demonstram um compromisso com sua responsabilidade social, apoiam sua força de trabalho atual e dão aos colaboradores que estão saindo, uma vantagem competitiva no mercado de trabalho.

  • Reduz o risco de impacto negativo para a marca

Como empregador, é fundamental manter uma imagem positiva para a organização. Em um mundo digital, as notícias se espalham com facilidade e velocidade. Quando você está fazendo um desligamento, há sempre o risco de exposição pública ou em sites de avaliações como, por exemplo, o Glassdoor, que pode impactar negativamente a sua marca.

Fornecer serviços para recolocação profissional, de qualidade, para funcionários desligados fornece apoio, positividade e entusiasmo para os próximos passos. Portanto, isso neutraliza a negatividade sentida em relação à organização que estão se desligando. Além disso, quando empresas multinacionais fazem parceria com uma consultoria para recolocação profissional, com atuação global, elas estão abrindo uma infinidade de oportunidades. O mundo está menor, mais conectado e muito mais flexível do que antes. Existem mais oportunidades de trabalhar remotamente ou dividir o tempo entre a casa e o escritório. O Spotify anunciou recentemente que agora permitirá que seus funcionários trabalhem de qualquer lugar, em qualquer região do mundo. Uma consultoria de Outplacement bem conectada que pode incorporar oportunidades, oferece grande entusiasmo para funcionários demitidos e abre uma infinidade de perspectivas.

  • É uma responsabilidade social e a coisa certa a se fazer

Moralmente, apoiar os funcionários que deixam suas organizações é a coisa certa a ser feita. É muito raro que os empregadores possam oferecer oportunidades “para toda a vida” em seus negócios. A maioria dos colaboradores muda de um emprego para outro, de empresa para empresa, várias vezes ao longo de suas carreiras. É cada vez mais comum que os empregadores apoiem os funcionários durante a transição de carreira. Também está se tornando mais comum empregar um ex-colaborador novamente no futuro. Portanto, as organizações deveriam apoiar, nutrir e encorajar os funcionários durante e depois de seus ciclos com elas.

  • Oferece suporte aos demais colaboradores

Apoiar os funcionários que permanecem em suas organizações é necessário para manter os níveis de produtividade e fazer uma transição, por um período de mudanças, sem grandes problemas. Sempre que há mudanças na força de trabalho, seja em pequena ou grande escala, podem surgir ruídos: rumores se espalham e as pessoas naturalmente se sentem inseguras. No entanto, reter os talentos dos quais você precisa para alcançar seus objetivos de negócios é fundamental e você o faria comunicando o apoio que fornece aos funcionários demitidos.

Fornecer recolocação para os funcionários mostra à sua força de trabalho atual que eles podem contar com a empresa para fornecer suporte de recolocação profissional, caso precisem no futuro. Eles se sentirão mais seguros em sua atividade atual e seus valores estarão mais alinhados com os de um empregador que cuida de seus colaboradores.

  • Suporte extra para RH e a alta gestão

As consultorias para recolocação profissional aliviam as equipes de RH e a alta gestão durante o período de maior estresse. O RH não são consultores de carreira e nem deveriam ser. Os consultores são altamente qualificados e devem oferecer sessões sob medida para os funcionários desligados. Os profissionais de RH não terão as habilidades ou o tempo necessário para cumprir esta etapa. As consultorias devem apoiar as equipes de RH durante todo o processo de transição, permitindo que dediquem seu tempo em outras atividades, tão importantes quanto.

Quando ocorrem demissões, a liderança está lidando com as necessidades de todos o quadro de funcionários. Saber que os colaboradores que estão saindo estão recebendo um alto nível de apoio por meio de seu programa de Outplacement ajudará a liderança a se concentrar nas necessidades do quadro atual, os movimentando para novas atividades/funções ou ajudando a elevar o moral.

  • Oferece aos seus colaboradores desligados uma vantagem competitiva no mercado de trabalho

O mercado de trabalho muda a cada dia. Os consultores de carreira estão bem cientes das nuances que o mercado possui e das tendências para o futuro. Eles podem ajudar e encorajar os profissionais a se readaptarem e se encaixarem nos skills que serão exigidos. Como alternativa, iniciar o seu próprio negócio ou mudar totalmente de carreira/segmento. Além disso, ter um consultor dedicado permite que você esteja deixando funcionários um passo à frente no mercado, onde eles podem se apresentar da melhor maneira possível aos futuros empregadores. Isso reduzirá o tempo que eles ficarão fora do mercado e, portanto, reduzirá seu desgaste financeiro e emocional.

A STATO pode ajudar a sua organização neste momento tão delicado. Conte com apoio de especialistas em carreira: 11 3844-6060 | statobr.com | contato@statobr.com

Conteúdo traduzido de artigo da Career Star Group, da qual a STATO é sócia-fundadora e membro do board: https://careerstargroup.com/2021/03/04/5-reasons-to-invest-in-outplacement-services-for-your-employees/

bottom of page