Como apoiar colaboradores que estão lidando com questões de saúde mental.
top of page
  • Foto do escritorSTATO INTOO

Como apoiar colaboradores que estão lidando com questões de saúde mental.



Falar sobre saúde mental não é fácil, especialmente no trabalho. Mas é essencial, como líder, que você esteja preparado para conversar, principalmente com colaboradores que apresentam dificuldades. Aqui estão várias coisas que você pode tentar para garantir algum alinhamento e preparo sobre o tema.

  • Prepare-se. Pense em quaisquer suposições ou preconceitos que você possa ter sobre as condições de saúde mental e pessoas que lidam com elas – então, descarte-as. Eduque-se sobre os recursos relacionados que sua organização oferece. E considere sua própria história com saúde mental e se você estaria disposto a compartilhar sua experiência com outras pessoas.

  • Encontre um bom momento para esta conversa. Fique atento aos sinais de que a pessoa está com dificuldades. Atente-se à falta de concentração, prazos perdidos, comunicação diminuída ou ausências repetidas/inexplicáveis. Tente escolher um “bom dia” quando a pessoa parecer acessível ou relaxada. (E lembre-se, algumas pessoas não mostram sinais externos de conflito ou preocupações com o trabalho, então você nem sempre pode presumir que alguém não está passando por isso apenas com base em sua aparência ou desempenho no trabalho.)

  • Comece devagar. Falar sobre saúde mental deve parecer normal. Simplesmente perguntando: “Como você está se sentindo hoje?” ou "Como foi seu fim de semana?" ou "Como está indo essa tarefa?" pode criar espaço para uma conversa. Claro, não force o papo – siga a liderança do colaborador. Use um tom aberto, genuíno e empático. Uma abordagem casual (sem crachá) e sem confronto pode facilitar um diálogo mais aberto.

  • Tranquilize. Lembre-os de como eles foram capazes de superar tarefas desafiadoras no passado, assegurando-lhes que tudo ficará bem e fazendo com que se sintam valorizados e necessários. Muitas pessoas lidando com questões de saúde mental temem ser odiadas, abandonadas ou rejeitadas quando os outros souberem de seu problema. Portanto, continue a ter conversas regularmente enquanto faz o check-in gentilmente.

O conteúdo foi adaptado do artigo “Como ser um aliado da saúde mental”, de Katherine Ponte, publicado pela HBR.


Saiba mais sobre a STATO e nossas soluções de carreira clicando aqui.

bottom of page