• STATO

Como responder perguntas de uma entrevista de emprego como um profissional

Esteja você participando de uma rápida conversa por telefone com um recrutador ou em uma entrevista formal, seu estilo de comunicação e a maneira como você responde às perguntas terão um grande papel na impressão que você deixará na organização.

Ao ler essas dicas, considere como elas também podem ser aplicadas em conversas fora da entrevista ocasional:

1) Ouça e compreenda: antes de começar a responder a uma pergunta, certifique-se de compreender totalmente o que está sendo perguntado. Se você não tiver certeza … peça esclarecimentos! É melhor perguntar do que responder a uma pergunta que você não entende. Depois de ter entendido completamente a pergunta, não tenha medo de parar um momento para pensar em sua resposta. A maioria dos entrevistadores e recrutadores prefere ficar alguns momentos de silêncio constrangedor do que ouvi-lo divagar, porque você não tem certeza de como responder.

• Dica profissional: você pode até dizer: “Ótima pergunta! Posso parar um minuto para pensar na minha resposta?”

2) Responda primeiro, forneça os detalhes depois: Quando uma pergunta é feita, pode ser frustrante para o entrevistador se você começar imediatamente a entrar em detalhes sobre uma resposta que ainda não revelou. Responda diretamente à pergunta primeiro e, em seguida, comece a fornecer os principais detalhes que a suportam.

• Dica profissional: depois de responder à pergunta diretamente, você pode perguntar ao entrevistador: “Quantos detalhes você gostaria sobre este tópico?”

3) Preste atenção em quanto tempo você está falando: se você acha que está falando há muito tempo, provavelmente já é sim muito. Nossos períodos de atenção estão mais curtos do que nunca, e se você passar cinco minutos respondendo a uma pergunta sem parar para permitir que seu entrevistador interaja, é provável que ele não esteja entendendo totalmente o que você está dizendo.

• Dica profissional: quando você perceber que está falando por muito tempo, pergunte ao seu entrevistador: “Isso é bom ou devo dar mais detalhes?”

4) Não tenha medo de admitir que não tem uma resposta: o negócio é o seguinte, se você responder a uma pergunta que claramente não sabe, mas tentar inventar algo na hora, as pessoas perceberão. Para evitar soar como se você estivesse divagando sobre um tópico que não está preparado para discutir, apenas admita que não tem uma resposta e deixe o entrevistador assumir a liderança a partir daí.

• Dica profissional: se você se sentir desconfortável em dizer na entrevista que não tem uma resposta, considere dizer algo no sentido de: “Não tenho essa experiência, mas é assim que eu abordaria isso…”

5) Atenha-se à pergunta em questão: O entrevistador fará todas as perguntas que deseja que sejam respondidas, portanto, não se responsabilize por responder a mais cinco perguntas que ele nem fez. Também é provável que você esteja saindo um pouco do assunto, então acerte o assunto e responda à pergunta que foi feita.

• Dica profissional: coloque-se do outro lado da mesa e pense: “Se eu fosse o entrevistador, como gostaria que isso fosse respondido?”

6) Quantifique, quantifique, quantifique: os dados apoiam os fatos e, sempre que você pode usar números concretos para sustentar suas afirmações, é mais provável que seu entrevistador tenha confiança de que o que você está dizendo é realmente verdade.

• Dica profissional: antes da entrevista, pense nas perguntas específicas do projeto que podem ser feitas e anote os dados [precisos] que podem apoiar a sua resposta potencial.

7) Faça perguntas significativas: As perguntas que você faz ao seu entrevistador são tão importantes quanto as perguntas que você responde. Seja atencioso com eles e faça com que cada uma se relacione com a entrevista. Evite recorrer a perguntas genéricas que você pesquisou rapidamente no Google antes. Faça sua lição de casa e mergulhe fundo.

• Dica profissional: imagine-se já no cargo e escreva de três a cinco perguntas gerais que você gostaria de ter respondidas antes de seu primeiro dia.

Conteúdo original da InterSearch em: https://intersearch.org/news/news-from-intersearch-local-companies/usa-charles-aris-inc/how-to-answer-interview-questions-like-a-pro/