• STATO

Como ser um profissional mais produtivo

No post da semana passada, mostramos por que os profissionais produtivos estão sempre na mira das empresas. A capacidade de fazer mais, no mesmo tempo, passa pela necessidade de foco, planejamento e entendimento das metas a serem alcançadas. Hoje oferecemos dicas capazes de aumentar a produtividade no ambiente de trabalho.

Existe um conjunto de medidas que podem ser adotadas para evitar distrações no dia-a-dia e melhorar a qualidade das entregas. A primeira delas começa antes mesmo de chegar à empresa. No dia anterior ou a caminho do trabalho, o profissional pode planejar as pendências daquele dia, elencando prioridades e tarefas que devem ser realizadas impreterivelmente.

Por falar em prioridade, vale a pena destacar a diferença entre demandas prioritárias e urgentes, duas confusões muito comuns dentro das empresas. Uma boa dica para reconhecer uma demanda urgente é avaliar os impactos que seriam gerados caso ela fosse postergada. Se os efeitos podem prejudicar outras áreas ou até mesmo outras pessoas, a tarefa em questão deve ser considerada preferencial, o que implica saber dizer “não” para demandas menos importantes. Após planejar as ações para o dia de trabalho, ao chegar na empresa, duas recomendações são bem-vindas para manter o foco no que precisa ser feito: desabilitar as notificações do celular – afastando a tentação de interagir com aplicativos de conversa – e derrubar de uma vez por todas o mito da multitarefa. Fazer uma coisa de cada vez é a melhor forma de garantir qualidade à entrega do trabalho e, com isso, aumentar a produtividade.