Decidindo sobre uma proposta de emprego quando você ainda aguarda outros processos seletivos.
top of page
  • Foto do escritorSTATO INTOO

Decidindo sobre uma proposta de emprego quando você ainda aguarda outros processos seletivos.

Então, você recebeu uma oferta de emprego, e isso é ótimo! – mas ainda está esperando outra(s). Não quer deixar passar a oportunidade que você sabe que é uma coisa certa. Mas também quer ver como os outros processos seletivos avançam. O que fazer neste caso?


Primeiro, expresse entusiasmo à empresa que fez a oferta e, em seguida, peça algum período - pode ser uma semana - para tomar uma decisão final e avalie a reação do recrutamento.

Caso a reação não seja amistosa, pergunte aos recrutadores qual seria um período razoável ou qual o deadline para a entrega da posição – sem fornecer maiores informações ou detalhes. Você pode até tentar estender o cronograma pedindo para conhecer alguns colegas em potencial ou fazer um tour pelo escritório, se presencial. Em paralelo, entre em contato com os responsáveis pelos outros processos seletivos para reiterar sua empolgação pelo trabalho. Deixe-os saber que você tem uma oferta de outra empresa e um prazo para apresentar uma resposta. Mencione que você não gostaria de perder a oferta se for um candidato viável para a oportunidade, se realmente está concorrendo e tente observar atentamente qual será a energia da resposta. Se eles disserem que você é um candidato viável, há um grande entusiasmo e está avançando no processo seletivo, pergunte se há mais algo que você possa responder ou fazer para que façam uma oferta. Se estiver no início do processo de seleção, avalie se eles podem agilizar as demais etapas para determinar se você é o melhor candidato para essa posição.

Caso possam acelerar as coisas, ótimo! Já se eles não puderem, você precisará decidir se quer correr o risco de rejeitar uma oferta que já. E se você já tem duas ofertas de emprego? Parabéns! Confira este vídeo do Rubens Prata, CEO da STATO, que também traz dicas sobre como decidir entre duas propostas de trabalho:



bottom of page