Fui demitido. Fui preterido. E agora?
top of page
  • Foto do escritorSTATO INTOO

Fui demitido. Fui preterido. E agora?



Uma demissão é sempre difícil. Ser preterido para uma promoção muitas vezes dá a mesma sensação. Ambos são reveses que podem acontecer em qualquer momento e com qualquer profissional. Entretanto, se forem encarados como oportunidades para reflexão e planejamento estratégico de carreira, podem se tornar alavancas para uma nova fase de carreira. Demissões ocorrem por motivos diversos, desde reestruturações organizacionais, fusão ou aquisição da empresa, não adequação técnica ou cultural e, normalmente, a partir da decisão tomada pela empresa, estão fora do controle do colaborador. O mesmo se dá quando não acontece promoção desejada. Com base nessas premissas, trazemos alguns pontos para reflexão:


  • A surpresa da demissão ou preterimento em promoção pode gerar uma perda momentânea de propósito de carreira, além de sensações como, negação, raiva, dúvida e confusão começam a surgir. Nenhum desses sentimentos é estranho ao processo. Esse rito de passagem pelo "luto" da perda do emprego ou da posição deve ser respeitado, mas precisa ter um deadline, para que possam renascer a energia, a resiliência e a confiança nas habilidades e competências.


  • Quando estiver pronto para iniciar a busca para próximos passos de carreira, entenda que é preciso ter um cronograma estratégico, com agenda positiva das ações necessárias para abrir caminhos e novas oportunidades. Invista na sua rede de relacionamentos e na elaboração de seu storytelling, que deve ser ajustado de acordo com o interlocutor e o objetivo da conversa.


  • Aproveite os feedbacks recebidos no momento da demissão ou da negativa de uma promoção, para refletir sobre pontos de desenvolvimento, traçando metas e caminhos possíveis para seu desenvolvimento contínuo.


Seja o protagonista da sua carreira, construa o seu plano de desenvolvimento individual com foco nas suas necessidades de desenvolvimento e tenha muito bem definidos os pontos que fazem de você um profissional único nas suas experiências.

Se você não sabe por onde começar, a STATO é líder no desenvolvimento e soluções estratégicas de carreiras no mercado brasileiro há mais de 30 anos. Procure nossa equipe para entender como você pode potencializar sua carreira, com base nas nossas metodologias e com auxílio da experiência de nosso time experiente e dedicado.


Conheça mais sobre nossos serviços clicando em Saiba mais.


Publicação adaptada do artigo What to Do When You’re LaidOff During a Recession,” por Marisa Bryan.

bottom of page