top of page

Protagonista ou Espectador: Entenda a Diferença na Sua Carreira

  • Foto do escritor: STATO INTOO
    STATO INTOO
  • 15 de set. de 2025
  • 2 min de leitura

Atualizado: 18 de set. de 2025


O perfil protagonista assume total responsabilidade pelo seu desenvolvimento e crescimento profissional. Tem proatividade, determinação e resiliência. Tem objetivos e os revisita continuamente. Faz planos, traça uma estratégia e busca a motivação internamente.

Já o perfil espectador, depende de fatores externos para motivar seu desempenho e crescimento. Ele tende a ser reativo, acomodando-se nas situações confortáveis. Delega seu futuro à empresa prefere a zona de conforto aos desafios.


Automotivação e Sucesso: Estudos mostram que profissionais auto motivados têm maior probabilidade de alcançar sucesso na carreira. Segundo uma pesquisa da Gallup, colaboradores engajados e proativos são 21% mais produtivos e têm 41% menos absenteísmo.


Plano de Carreira e Crescimento: Profissionais que traçam e seguem um plano de carreira têm mais chances de alcançar posições de liderança. De acordo com a Harvard Business Review,70% dos executivos de sucesso atribuem seu crescimento a um planejamento de carreira bem estruturado.


Resiliência e Adaptação: A resiliência é uma característica crucial para o sucesso em ambientes de trabalho dinâmicos. Um estudo da American Psychological Association indica que indivíduos resilientes são mais capazes de se adaptar a mudanças e manter um desempenho elevado mesmo em situações adversas.

Pensando no seu perfil, reflita sobre os seguintes pontos:


• Sua motivação vem de dentro ou depende de fatores externos?

• Você tem um plano de carreira claro e está trabalhando ativamente para alcançá-lo?

• Como você reage a desafios e mudanças no ambiente de trabalho?


Ao responder essas perguntas, você poderá identificar se está sendo protagonista ou espectador da sua própria carreira e tomar as medidas necessárias para assumir o controle do seu desenvolvimento profissional.


American Psychological Association. (2017). The Road to Resilience. 


 
 
 

Comentários


bottom of page