• STATO

Qual a melhor maneira de corrigir o seu superior?

O ditado diz que o cliente tem sempre razão, mas e o gestor? Se todo mundo erra, é claro que o chefe também pode errar. A questão é: como corrigi-lo de forma a evitar insubordinação? O site Quartz listou dicas pertinentes para auxiliar colaboradores interessados em apontar eventuais falhas de seus superiores. Link: https://qz.com/work/1697400/how-to-correct-your-boss-when-theyve-made-a-mistake/

1 – Faça pesquisas Vamos começar pelo óbvio. Antes de apontar erros, certifique-se de que eles realmente existam. O melhor caminho para isso é munir-se de dados e análises confiáveis que possam basear – e validar – suas argumentações.

2 – Escolha bem as batalhas Avalie qual é a dimensão do erro cometido e preocupe-se também com o impacto disso na imagem do seu superior. Inverdades com baixo potencial de risco devem ser desconsideradas. Foque nas situações que podem gerar problemas reais com clientes e potenciais clientes, como informações mal colocadas em uma proposta comercial, por exemplo.

3 – Qual é o seu motivo? É importante entender por que você deseja corrigir o seu gestor. Seria excesso de exigência da sua parte? Ou o objetivo – mesmo que inconscientemente – é marcar uma posição a qualquer custo? Reflita sobre isso.

4 – Escolha a melhor ocasião e fale em particular O ‘timing’ correto é fundamental em muitas situações corporativas, especialmente quando pode causar desconforto. Escolha o momento ideal para abordar o seu superior, para que ele possa prestar a devida atenção em você. E faça isso de forma privada, evitando confrontá-lo em público e/ou na frente de colaboradores e clientes. Caso contrário, o efeito pode ser muito negativo.

5 – Faça sugestões úteis Quem enxerga um problema deve sugerir uma solução. Em vez de apontar diretamente erros do seu chefe, experimente direcionar a conversa para ideias e recomendações com comentários relevantes. O objetivo deve ser elaborar um diálogo construtivo no sentido de ajudar, e não questionar a capacidade do seu superior.