• STATO

Recolocação Profissional: O que é e como conseguir

A recolocação profissional é o processo pelo qual uma pessoa busca um novo emprego, recolocando-se, portanto, no mercado de trabalho. É um momento importante na trajetória profissional porque envolve uma série de questões pontuais que devem ser analisadas com cautela.

A procura pela recolocação profissional demanda comprometimento do candidato, que precisa colocar em prática ações positivas para provar sua capacidade às empresas. Fazer uma seleção criteriosa das organizações com perfil adequado às expectativas e valores é um dos primeiros movimentos rumo a uma jornada bem-sucedida.

Isso porque o chamado “fit cultural” tem ganhado espaço no mercado de trabalho. Da mesma forma que o candidato investe tempo e energia para selecionar posições alinhadas com seu perfil, por outro lado as empresas também trabalham visando ser mais assertivas no processo seletivo para poupar recursos internos.

Obter uma recolocação profissional satisfatória depende também de planejamento. A definição de objetivos e metas claras pode impulsionar a estratégia, tornando o processo mais produtivo. Desta forma, o candidato evita disparar currículos de forma aleatória e foca em uma agenda alinhada aos seus interesses.

A organização da vida financeira é uma medida essencial nesse momento. Durante a busca pela recolocação profissional, controlar os gastos mensais de acordo com a reserva financeira disponível precisa ser prioridade. Do contrário, esta passa a ser uma preocupação adicional em meio a tantas incertezas.

Cuidado com a ansiedade: ela é outro componente que costuma influenciar negativamente o processo de recolocação profissional. Embora as entrevistas de emprego costumem ser tensas, manter a calma ajuda no desempenho em frente ao entrevistador e aumenta as chances de contratação.

Além de todas essas ações, os candidatos em busca de recolocação profissional podem recorrer ao serviço especializado de transição de carreira. Os benefícios são muitos: conexões eficientes com o mercado; treinamentos para entrevistas; construção de cenários, orientações exclusivas e um amplo programa de planejamento assertivo.