Será que você está tirando o foco do seu time?
top of page
  • Foto do escritorSTATO INTOO

Será que você está tirando o foco do seu time?



Se você é um Gestor que espera uma resposta imediata de todo o time ao enviar emails ou mensagens, pede atualizações de status antes do prazo combinado para "acompanhar mais de perto", envia e-mails dizendo que “só queria ter certeza de o último e-mail chegou”, planeja check-ins ou reuniões exclusivamente com base na sua agenda, sem considerar as agendas do time, e provável que esteja desfocando o seu time em vez de incentivar a alta performance.


Existem inúmeras estratégias que podem ajudar - lembrando que a melhor delas sempre será a que transforma o Gestor em Lider seguro, disponível e que demonstra confiança no time. Entenda que seu time tem agendas internas e externas, prazos e resultados combinados com você, e que constantes interrupções, agendas disparadas sem consulta e microgerenciamento são detratores de alta performance.

  • Sincronize agendas, dentro do possível e sempre mantenha com o time um indicador de prioridades, para o caso de agendas duplas. Assim, todos terão a mesma régua de prioridades para o caso de terem que escolher entre duas agendas. Normalmente, as agendas com clientes são sempre prioridade.

  • Determine o lapso ideal entre emails e mensagens enviadas e a expectativa de resposta.

  • Sempre tenha agenda definida para as reuniões e exija o mesmo do seu time. Trata-se de excelente método para reduzir o número de reuniões desnecessárias e permitir follow up das discussões, decisões e ações que sejam oriundas da reunião.

  • Encoraje seu time a tomar notas durante as reuniões.

  • Bloqueie sua agenda quando precisar de tempo de trabalho individual sem interrupções e permita que seu time faça o mesmo, evitando ao máximo que esse tempo seja interrompido.

Enfim, estimule com seu exemplo o respeito corporativo e o bom relacionamento nentre os membros do seu time. Os resultados são surpreendentes.


Publicação adaptada do artigo Managers, Stop Distracting Your Employees,” por Nir Eyal, não poderia ser inspirada. Porque não se trata de tradução, mas de visão sobre o tema, que aborda similaridades com o que o artigo aponta, mas também outros pontos.

bottom of page