• STATO

Trabalhando em casa? Estas 4 dicas ajudam a melhorar o foco

Os reflexos da pandemia do novo coronavírus fizeram muitas empresas adotarem o home office em escala inédita. Diante deste cenário inesperado, é natural que os fluxos de trabalho precisem ser azeitados entre gestores e colaboradores para que as entregas a distância aconteçam com a mesma eficiência que habitualmente.

O foco é um dos principais ingredientes para uma receita de sucesso do home office. Colaboradores que podem contribuir com as organizações remotamente devem estar cientes de sua responsabilidade neste momento. Agir como se estivesse na empresa, cuidando de todos os detalhes que envolvem a qualidade da operação, é fundamental.

Neste conteúdo, que é uma extensão do post com dicas para uso do home office, oferecemos recomendações para aumentar a capacidade de foco no dia-a-dia. Com práticas simples, é possível vencer as distrações e continuar desempenhando em alto nível, mesmo fisicamente fora da empresa.

1 – Estabeleça o objetivo de cada tarefa

Todo trabalho tem suas respectivas etapas de produção, e elas precisam estar claramente identificadas para que o fluxo corra bem. Portanto, antes de iniciar uma tarefa, preocupe-se em mentalizar quais serão os esforços necessários para que o objetivo seja alcançado, fase por fase. Isso pode ser feito com caneta e papel, no celular ou no computador. O importante é traçar o raciocínio lógico que envolve o plano de ação até o término da demanda. Por exemplo: se você for realizar uma apresentação para determinado público ou segmento, inicie o trabalho entendendo o briefing, depois passe para as pesquisas sobre o assunto e então avance para a organização das ideias, até que chegue o momento de redigir o texto e diagramar as imagens.

2 – Não tente ser multitarefa Em outro conteúdo produzido recentemente, falamos sobre o mito da multitarefa. É um erro comum pensar que se pode fazer várias coisas ao mesmo tempo. A recomendação para ser eficiente é manter o foco individual nas ações: uma vez iniciado um trabalho, a melhor dica é avançar rumo à sua conclusão. Caso enfrente dificuldades que exijam soluções externas, busque ajuda para só depois retomar a produção. E aproveite esta brecha para destinar energia a outras tarefas viáveis.

3 – Programe pausas estratégicas Muita gente pensa que deve mostrar mais trabalho que o normal somente por estar em casa, e não precisa ser assim. Para determinar uma rotina saudável e organizada, as pausas entre uma demanda e outra são necessárias e ajudam a clarear as ideias. Da mesma forma que o colaborador também deve reservar um tempo para almoçar tranquilamente. Essas ações ajudam a recuperar a capacidade de foco que, comprovadamente, diminui à medida que passamos muito tempo fazendo a mesma coisa.

4 – Elimine distrações Por fim, em tempos de pandemia, é importante buscar se distanciar um pouco do noticiário e das redes sociais para conseguir se concentrar no trabalho. Estabeleça limites para pegar o celular para uso pessoal e evite deixar a televisão ligada o tempo todo durante o expediente. Lembre-se: não é hora para pânico. A hora é para um esforço coletivo de ações com o objetivo de vencer a batalha contra o coronavírus. E isso passa pela necessidade de ajudar as empresas a manter o bom desempenho dos negócios.