Uma equipe inclusiva reconhece diferenças e semelhanças
top of page
  • Foto do escritorSTATO INTOO

Uma equipe inclusiva reconhece diferenças e semelhanças

Uma coisa é construir uma equipe diversificada. Outra é construir uma equipe inclusiva.

Para construir uma equipe inclusiva com eficácia, você deve reconhecer as semelhanças e diferenças das pessoas, ambas essenciais para construir relacionamentos fortes e significativos no trabalho.


Cada um de nós tem uma coleção de características, que inclui atributos observáveis ​​(como identidade de gênero e raça), atributos menos observáveis, mas bem conhecidos (como experiência funcional) e atributos invisíveis (como personalidade e valores).


Não cometa o erro de enfatizar apenas o que todos têm em comum. Fingir que as diferenças não existem é uma maneira infalível de fazer as pessoas se sentirem excluídas. Em vez disso, crie um clima que incentive o surgimento das diferenças. Ao mesmo tempo, trabalhe para descobrir um terreno comum.


Similaridades e interesses compartilhados são bases para relacionamentos próximos. E comprometa-se a ter conversas difíceis e não evitá-las. Essas conversas, embora difíceis, permitirão que sua equipe descubra e respeite as diferenças uns dos outros e descubra um terreno comum surpreendente – os fundamentos da confiança e da inclusão.

Dados extraídos da Harvard Business Review. Texto adaptado do “ You’ve Built a Racially Diverse Team. But Have You Built an Inclusive Culture?” de Jill Perry-Smith

bottom of page